Foi para mim motivo de muita alegria quando quando soube do presente, pois eu sempre quiz esta planta pois além de ser muito melífera com seus fartos cachos de flores brancas que depois vão formar as bagas alaranjadas que agradam e muito aos pássaros;
e pássaros é o que não falta no meliponário capixaba, local em que se acorda com canto dos sábias, que temos com fartura. Isto sem contar com os inúmeros, canários, curiós, tucanos, azuluões, coleiros,tiziu, cardeais...
A Acnistus arborescens apresenta uma vasta distribuição geográfica, ocorrendo desde o Caribe e América Central, até a Região Sudeste do Brasil. Geralmente em capoeiras, ou seja, em ambientes em processo de regeneração. Trata-se de um arbusto de 1-2 m, com galhos finos e de madeira leve e pouco resistente.
Muito fácil de cultivar, aprecia solos organo-argilosos e que retenham um pouco de umidade. Precisa de luz solar direta ou indireta para vegetar com vigor. Vai bem climas subtropicais e tropicais, até mesmo em vasos. Incia a frutificação em pouco tempo.
Além dos predicados ornitófilos e meliponicos a fruteira-do-sabiá vem sendo objeto de muitas pesquisas recentes, pois descobriu-se que um grupo de substâncias presentes em suas folhas (vitanolídeos) possui destacada atividade anti-cancerígena.
Fonte:
e-jardim.blogspot.com/2009/01/fruta-do-sabi.html
Conheço esta planta sob outro nome: meu pai a chamava de "Bordão de velho".Gostaria de saber seu nome científico, será que você poderia fornecer?
ResponderExcluirMuito grato,
Valdenir Linhares Cruz
Itapipoca, Ceará
e-mail: valdenirlcruz@yahoo.com.br
Olá!
ResponderExcluirSe quiserem comprar mudas e sementes de fruta de sabiá, entrem no site: http://frutadosabia.com.br/
Plantei duas na minha casa e gostei muito!
Abraços