quinta-feira, 20 de setembro de 2018

CONVENTO DA PENHA: FÉ NA SUSTENTABILIDADE

Foto: Pedro Dutra/ Secom-ES


O Convento da Penha, principal patrimônio cultural do Espírito Santo, é um dos santuários mais antigos do Brasil. Está situado em um penhasco de 154 metros de altitude, e é uma importante área de fragmento de Mata Atlântica. 



Ocorre que muitas árvores estão colocando em risco as residências ao redor da área do Convento, sendo que já foram registrados acidentes.

Dessa forma, foram identificadas por técnicos da Defesa Civil e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente do Município de Vila Velha, a necessidade de suprimir ou podar 67 árvores. São árvores que estão podres, com muito cupim e raízes expostas, podendo a qualquer momento caírem sobre casas. 

Além da Defesa Civil de Vila Velha, outros órgãos embasaram a decisão do município: o Ministério Público Estadual (MPES), o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), e o Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (IDAF), que marcou as árvores a serem suprimidas. 

FÉ NA SUSTENTABILIDADE
No ano de 2017 foi iniciado no Convento da Penha o Programa “Ecos do Convento”, que prevê uma série de ações para a conscientização da importância da preservação ambiental.

É nesse contexto que o Instituto Brasileiro de Apoio ao Desenvolvimento Social e Econômico – IBA, coordenador do Programa Ecos do Convento, convidou a Associação dos Meliponicultores do Estado do Espírito Santo – AME-ES para desenvolver um trabalho com as Abelhas Nativas Sem Ferrão - ANSF dentro desse Programa.

As duas entidades estão conversando para delinear as ações. Está previsto um levantamento para averiguar se nas árvores a serem suprimidas existem enxames de ANSF a serem resgatados, e, em caso positivo, a instalação destes em um meliponário na área do Convento, aberto à visitação pública, que servirá também para educação ambiental.

EXPOSIÇÃO
No sábado dia 22 de setembro haverá uma exposição de algumas das espécies de abelhas sem ferrão e de fotografias feitas pelos associados da AME-ES. Nesse dia, das 8 às 16 horas, alguns meliponicultores associados estarão à disposição dos visitantes para falar sobre as abelhas nativas, para orientações sobre como se tornar meliponicultor(a) e ajudar na causa da preservação das abelhas nativas. Na oportunidade, os visitantes poderão ver como é o ninho de diferentes espécies de abelhas, aprender sobre a biologia, manejo e as relações ecológicas envolvendo as abelhas nativas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário