terça-feira, 22 de junho de 2010

Divisão e Enxameamento Para Isca.

Conseguir enxameamento de meliponas como a uruçu para isca é bastante difícil,muito embora Algumas pessoas já conseguiram ter enxameamento de mandaçaias para caixas de abelhas apis e há relatos de enxameação delas até em caixa de leite.

Já com jataí é mais fácil. No blog tem uma postagem sobre isca feita com garrafa PET:
http://meliponariocapixaba.blogspot.com/2009/11/como-capturar-enxames.html.

Veja também o vídeo:
http://www.youtube.com/watch?v=9Bdu1YCPGms
De Outra forma, é basicamente enrolar PET com jornal para manter a temperatura agradável, e depois com um plástico preto para escurecer bastante dentro da garrafa. A entrada para as abelhas, no caso de jataí pode ter a bitola de uma caneta, por exemplo. pode ser feito na tampa da garrafa e esta ficará no local escolhido, deitada. Deve-se ainda fazer pequenos furos com uma agulha para eventual umidade escorrer para o jornal.Uma outra opção é deixar a garrafa de pé e ainda colocar um pedaço de canudo destes mais grossos, de vitamina.

Para atrair as abelhas, o ideal seria conseguir um pouco do própolis e de cera da própria abelha que se deseja. A própolis deve ser posto na garrafa, antes ser furada, depois escorrido para ficar o cheiro. Pode também fazer uns anéis com a cera da abelha e colocar em volta do furo de entrada e umas bolinhas de cera no interior dela. No caso de não se conseguir material da própria jataí goteje própolis de abelhas apis mesmo, estes de farmácia. O anel de cera que citei pode ser feito com um pedaço do pito de entrada de alguma colônia que exista na natureza. Elas irão recompô-lo, rapidamente. A isca pode ser feita também diretamente em uma caixa de abelha vazia. Lembrar de colocá-las longe de muita umidade e de sol direto.
                                      imagem extraída de http://abelhasdomato.webnode.com.pt/
                                                       Pode-se ainda utilizar caixa Tetrapark, bambus, etc. 

Quanto à divisão (desdobramento), Que deve ser feita em épocas de tempo firme e de muita florada, é de forma resumida, feito, pegando-se de uma colônia forte, favos de crias com as abelhas já começando a nascer e abelhas aderentes, ou seja, aquelas recém nascidas, que são colocados na nova caixa. Não são necessários muitos favos (discos) de cria. Uns dois já basta. Depois, se for o caso pode-se colocar mais. Esta caixa filha vai ficar no local em que está a caixa escolhida para doar as abelhas campeiras, de preferência que não seja a mesma que doou as crias para não sacrificá-la.
                                           Esquema para realização de divisão (Rilen Lima RJ) - Clique p/ ampliar
Isto em uma caixa cúbica, pois se for caixas de gavetas (INPA, Fernando de Oliveira), vai-se apenas retirar uma gaveta em que estiverem as abelhas nascentes, e colocá-la sobre o ninho da nova caixa. Hoje em dia, alguns estão optando por fazer um porão, e nele colocar o furo de entrada e um labirinto de madeira ou com um pedaço de mangueira destas com estrias(para facilitar o caminhar das abelhas), utilizados em construções para se passar fios elétricos. Sobre este porão, então, é posta a gaveta com as crias para ali se iniciar uma nova colônia. O objetivo é que os favos fiquem em baixo, para ali também começar a postura da rainha escolhida. Os meliponicultores experiêntes sabem pela comprovação prática, que a postura quando se inicia em baixo, é mais rápida. Agora, se a gaveta da caixa escolhida tiver um furo de entrada, poderá ser posta diretamente sobre um piso de tábua. Há de se observar ainda que no caso de trigonas como a jataí, é importante que nos favos que vão formar a nova colônia, haja uma realeira , uma célua de tamanho muito maior do que as células comuns.
                                             Foto de Reginaldo(SC), postada na ABENA em 04/10/2009
                                                                                        Clique para ampliar
                                          Foto de Reginaldo, postada na ABENA em 04/10/2009
                                                                                       Clique para ampliar

Esta caixa filha então vai ficar no local onde esteja uma colônia forte, para assim, ser abastecida de campeiras. A caixa deve ser lacrada com fita crepe, para evitar a entrada dos forídeos, pequenas moscas que quando colocam os ovos, as larvas devoram as crias das abelhas. Deve-se também, colocar pequenas vasilhas com vinagre, para os forídeos serem atraídos, ali entrar e se afogarem. Os furos devem ser pequenos para que passem apenas os forídeos. No caso de jataí não é necessário tanta precaução, pois os forídeos não as incomodam muito. Porém prevenir pouco custa.

No primeiro dia, não é recomendável dar alimento. No dia seguinte, um xarope com água e açúcar no mesmo volume ou mel puro. Utilize uns palitos ou tela para que as abelhas não se afoguem. Evitar abrir muito.
Depois de 20 a 30 dias deve-se abrir com muito cuidado uma pequena janela no invólucro do ninho para verificar se tem postura. Caso não haja posturas, aí é colocar mais crias nascentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário