segunda-feira, 30 de novembro de 2009

COMO CAPTURAR ENXAMES

A meliponicultura é uma atividade ecológica por natureza. Então, toda ação do meliponicultor deve ser precedida de uma análise das consequências ambientais. A retirada indiscriminada das colônias na natureza estaria  então em descompasso com a filosofia da atividade. Retirar na natureza, só se as abelhas estiverem correndo sério risco em circunstâncias em que não sobreviveriam por muito tempo.

Para se iniciar na atividade a atitude ecologicamente correta é então adquirir os enxames com criadores racionais que multiplicam em caixas por meio dos  manejos adequados. Uma outra forma é oferecer abrigos seguros para as abelhas que buscam locais para soltar enxames. Esta opção constuma resultar em sucesso muito embora às vezes falha ou demora. Para ter mais chances de ser bem sucedido, convém utilizar uma solução em alcool cereais com cera, própolis e mesmo sobras de colônia mortas.

No site do amigo Max que além de criador de nativas é também craidor de peixes ornamentais para aquário, há um link interessante sobre a iscs com pet. Acesse http://www.plantasdeaquario.com/Jatai.htm. É possível também comprar iscas prontas, já com o atrativo ou mesmo apenas o atrativo para você utilizar nas iscas que fabricar. Uma dica segura esta no blog abelha jatai: http://abelhajatai.com/blog/  - fale com Gabriel.

As iscas podem ser feitas a partir de reaproveitamento de garrafas pets, embalagem de leite e de  sucos, pedaços de bambu ou de PVC ...
Veja este vídeo do Globo Rural sobre o assunto e boa sorte.

13 comentários:

  1. BOA NOITE
    ESTOU INTERESSADO EM COMPRAR UM ENXAME DA JATAI JANDAIRA OU CAPTURAR UM, COMO FAÇO?MEU E-MAIL hereni@bol.com.br

    ResponderExcluir
  2. Boa noite.
    estou interessado em ter uma criação das abelhas jatai. como faço para comprar uma caixa ou o enxame de jatai tb, vc pode me mandar mais informações?
    Estou em Alegrete - RS meu email para contato:
    brunildita@hotmail.com

    ResponderExcluir
  3. ola amigo sou novo no assunto jatai mas fiz algumas pet de iscas e ja consegui trez enxames mas tem um porem nisso de dia o exame fica com serca de 5 mil abelhas ao redor da pet e ao anoitecer eles vão embora nem todos ficam ou entram na pet isso é normal elas vão entrar todas ou isso seria um novo enxame tentando entrar na mesma pet paulopuchalski@hotmail.com

    ResponderExcluir
  4. É normal sim. O enxameamento é um processo lento.
    O que você deve fazer é não interferir. Não mexa nem troque de lugar.Boa sorte.

    ResponderExcluir
  5. obrigado joão vou deixar como esta, em um mês ja tenho sete enxame entrando na pet ,é que tem muitos ninhos de jatai na fazenda só que são em pés de fruta assim não posso retira-los valeu pela dica..abraço......

    ResponderExcluir
  6. Boa noite, Eu me chamo João Marcos, tenho enxames de Abelha Jatai para venda, Se alguém tiver interesse em comprar estou a disposição para dar mais informações.
    Contato: joao.dfd@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá quero comprar enxames de jatai entre contato comigo Eduardo fone 05499349554

      Excluir
    2. Amigo me venda enxame de jataí meu gmail wilsonmaruim@gmail.com

      Excluir
  7. quanto tempo leva em média para exame acertar a isca? tenho essa dúvida...já faz alguns dias que fiz essas iscas e até agora nada.abçs bisnetobonfim@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bonfim;
      O tempo queleva para um enxame entrar na isca é muito variável. Sei de casos que o enxameamento foi quase que imediato, bem como acompanhei caso em que ocorreu mais de um ano depois.
      O fator sorte conta e também deve-se levar em conta a quantidade de enxames nas imediações bem como a qualidade da isca e o posicionamento adequados delas de forma a evitar a entrada de água e também a isolação.

      Excluir
  8. ola eu tenho 1 colmeia de jatai , ja vai fazer uns 10 anos , e agora eu coloquei algumas iscas pet ao lado da colmeia mais ou menos 1 metro de distancia , e percebi q tem algumas abelhas visitando onde eu estalei a entrada da isca , sera q eu consigo um enxameamento desa colonia q eu tenho para a isca pet ? grato

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concerteza, e no inicio a nova colonia filha continuará a se alimentar na colonia mae, ate ficar forte suficiente para se alimentarem da propria reserva, só entao poderas tirar a nova colonia de lugar se quizeres mudar de local

      Excluir
  9. depois que as iscas sao confeccionadas existe um prazo para colocar nos locais de captura ou pode esperar

    ResponderExcluir