quinta-feira, 20 de setembro de 2018

CONVENTO DA PENHA: FÉ NA SUSTENTABILIDADE


Foto: Pedro Dutra/ Secom-ES

Cada vez mais a preservação do meio ambiente vem sendo objeto de reflexões, a interferência danosa do ser humano no equilíbrio ecológico, têm provocado mudanças sentidas diariamente por todos nós.
É fundamental promover ações que influenciem no cotidiano das pessoas para que cada um se sinta parte integrante e agente de transformação do mundo em que vive.
É preciso estimular os pequenos a adquirirem hábitos sustentáveis, os jovens a reverem seus conceitos e multiplicarem as ações e os adultos e idosos a darem bons exemplos e estimular atitudes sustentáveis desenvolvidas pelos mais novos.
Hábitos cotidianos levam a uma cultura que favorece a utilização de recursos naturais de forma consciente, levando a mudança gradativa de cultura.
Meio ambiente sustentável é aquele capaz de prover as necessidades da geração atual sem esgotar os recursos para suprir necessidades das futuras gerações.
Chega-se, portanto, a uma conclusão óbvia. Se preservarmos e recuperarmos o meio ambiente, podemos usufruir dos recursos naturais, sem esgotá-lo para futuras gerações, desfrutando no presente, de qualidade de vida.
O convento da Penha é o principal patrimônio cultural do Espírito Santo, é um dos santuários mais antigos do Brasil, recebe milhares de visitantes todos os anos.
O complexo arquitetônico, a trajetória histórica, a singeleza, a sobriedade, a espiritualidade, a paz, o contato com a natureza através do magnífico panorama de Vitória e Vila Velha, do oceano Atlântico e da Mata Atlântica, proporciona aos visitantes paz, segurança, amor, desejo de melhorias, dentre outros sentimentos positivos que abre caminho para desenvolvermos, de forma estruturada ações que possam promover a conscientização sobre o equilíbrio ambiental. Cuidar da nossa casa comum é um gesto de amor e respeito ao próximo.
Dentro da perspectiva de Responsabilidade Social, o Programa ECOS DO CONVENTO foi criado, trazendo como tema a campanha “EDUCAÇÃO AMBIENTAL: Cultivar e guardar a criação”. A temática ecológica renovará o entendimento da necessidade de conversão pessoal e comunitária para a convivência equilibrada, ou seja, cuidar da criação, de modo especial do meio ambiente em que vivemos, e promover relações fraternas com a vida e a cultura da população.
O programa ECOS DO CONVENTO foi criado visando usar da visibilidade e projeção do Convento da Penha para demonstrar o modo franciscano de lidar com a casa comum na promoção de estilo de vida sustentável para todos e solidário com a irmã Mãe-Terra.
Nosso objetivo é desenvolver ações socioculturais e ambientais, que envolvam atitudes práticas para serem multiplicadas no dia a dia, ampliando a conscientização e, Ecoando (disseminando) informações, que possam contribuir com hábitos cotidianos relacionados à atitude consciente, favorecendo o ambiente em que vivemos de forma a torna-lo sustentável.
Nesse sentido é importante relatar que a prioridade é a preservação da vida. Muitas árvores estão colocando em risco as residências do entorno do Convento da Penha. O programa ECOS DO CONVENTO, com o apoio dos parceiros envolvidos fez o inventário das árvores do entorno bem como um plano de manutenção para a região de risco eminente. Várias árvores foram identificadas por técnicos do IDAF – Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo, pela Defesa Civil e pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, e nessa primeira fase, deverão suprimidas 67 árvores.
Vale ressaltar que em condições naturais essas árvores cairiam e completariam seu ciclo biológico de recomposição do solo, porém, na atual situação, colocam em risco a vida dos vizinhos do convento.
É nesse contexto que o programa ECOS DO CONVENTO organizou com muito carinho, aproveitando o dia da árvore, um dia cheio de atitudes. Venha se divertir e trocar experiências com a nossa equipe!
Segue a nossa programação:

1° Exposição de Abelhas Nativas Brasileiras no Convento da Penha

A AME/ES - Associação dos Meliponicultores do Estado do Espírito Santo, em parceria com o programa ECOS DO CONVENTO, participará do 1° ECO-CIRCUITO DO CONVENTO DA PENHA que será realizando sábado, dia 22 de setembro de 2018, das 8 às 16h, no Convento da Penha.
A AME/ES preparou com muito carinho a 1° Exposição de Abelhas Nativas Brasileiras no Convento da Penha.
Os visitantes terão a oportunidade de ter contato direto com as abelhas, que são inofensivas e sem ferrão, bem como visitar a exposição de fotografias e conhecer diversas espécies de abelhas nativas.
A AME-ES estará à disposição, e ansiosa para receber você e a sua família, para apresentar o mundo das abelhas e a importância delas na nossa vida.
Venha conhecer de perto, diferentes ninhos de abelhas sem ferrão e diferentes espécies de abelhas, vamos ECOAR informações sobre a biologia, manejo e as relações ecológicas envolvendo as abelhas nativas.

João Luiz Teixeira Santos -  Presidente da AME - ES

Nenhum comentário:

Postar um comentário