domingo, 18 de março de 2012

Livro: "AS AMIGAS MIÚDAS QUE FAZEM MEL SEM FERROAR"


O meliponicultor Mario Tessari de Jaguaruna -SC publicou recentemente um livro infantil tendo as abelhas nativas como tema.

As Amigas Miúdas Que Fazem Mel Sem Ferroar, conta a história de Asefe, um menino diferente da maioria das crianças da atualidade. Ao contrário dos amigos  não é  alucinado pela tecnologia mas é muito vidrado na natureza, em especial os bichos pequenos que vivem livres. Ao invés de ficar horas no computador envolvido em jogos, o que gosta mesmo é  de pesquisar sobre as pequenas criaturas da natureza.

Foi com muita alegria que o pequeno Asefe recebeu da mãe a notícia de que iria passar um feriado no sítio do avô pois lá  poderia ficar observando os insetos.

Foi neste passeio que surgiu a paixão do menino pelas abelhas nativas. Ao perceber a fascinação do neto pelas abelhas jataí, o Vozé prometeu leva-lo para conhecer um velho barbudo que vive  próximo a uma floresta criando diferentes espécies de abelhas nativas.

É contando as aventuras melipônicas do Asefe na residência do antigo criador que Tessari de forma leve e não cansativa, vai passando  para os leitores informações sobre a abelhas sem ferrão.

É um livro que tende a agradar as crianças pois além de agradável leitura, as ilustrações de Douglas Silva e Maria Elisabeth Ghisi possibilitam a  participação ativa dos pequenos leitores colorindo.

Ao terminar a leitura eu já estava imaginando continações da aventura do pequeno Asefe, quem sabe  já criando a suas próprias abelhas. E esta é a idéia dos idealiadores do projeto.

A convite deste blog, Mario Tessari escreveu um texto que publicamos abaixo, comentando sobre a obra

AS AMIGAS MIÚDAS QUE FAZEM MEL SEM FERROAR nasceu de uma ideia fecundada durante a visita que recebi do José Halley Winckler.

Tínhamos – e ainda temos – a consciência de que uma das dificuldades para obter um bom desenvolvimento da Meliponicultura é o pouco conhecimento que a população em geral tem sobre o assunto. Para superar essa barreira, pensamos abrir caminho através das mentes das crianças e dos jovens que ultimamente se mostram preocupados com a triste situação a que está relegado o meio ambiente do nosso planeta.

Compartilhamos esse desejo com mais alguns meliponicultores e firmamos esperança de que seria possível escrever um livro voltado especificamente para o público infanto-juvenil. O Winckler queria foco fixo em uma determinada idade, que estivesse entre os 7 e os 17 anos; eu, mais ousado (e romântico), queria escrever para cada ‘criança’ que habita as pessoas que estão entre 3 e 92 anos de idade.

Casando nossas ideias e pesquisando sobre a linguagem adequada para esse público, fui formando uma lógica de como deveria ser o texto. Daí, escrever foi fácil. A dificuldade é encontrar ilustrador. Eu sou garatujento, apenas. Desenho muito mal. E tinha mais uma exigência: o ilustrador deveria entender, ao menos um pouco, de abelhas-sem-ferrão.

Foi um ano de esperas frustradas, de pesquisas gráficas, de vontades de abandonar o sonho. A capa, então, foi uma luta contra o exibicionismo dos pretensos ‘artistas gráficos’. Finalmente, descontratei o profissional, assumi a tarefa e trabalhei em mais de 100 ensaios, até chegar à imagem que foi impressa sobre a capa.

Assim, depois de um ano de gestação, o pequeno livro está viajando pelo Brasil, para ser apreciado e analisado por meliponicultores e por todos os que lutam por melhores condições de vida neste planeta. Essa edição foi por minha conta: trabalho, dinheiro e riscos. Se valer a pena, poderão ser escritos, formatados, impressos e distribuídos os demais livros do projeto original, que era editar de 5 a 7 deles, seguindo os passos da aprendizagem de Asefe sobre técnicas em meliponicultura.
Estou disponibilizando o texto para quem quiser reimprimir – como está ou com outra capa e com outras ilustrações –, bem como me proponho escrever os textos das etapas seguintes do projeto. Porém, eu ficaria com a responsabilidade de escrever o texto, apenas. As pessoas e as instituições interessadas podem entrar em contato comigo: mariotessari@gmail.com, mariotessari@ymail.com.

2 comentários:

  1. PARABEMS PELO SEU TRABALHO, AS AMIGAS MIÚDAS, ÓTIMO LIVRO.

    ResponderExcluir
  2. Meliponicultores:
    Nos abaixo 2 links vocês encontram publicados artigos e nesses esta escrito um método importante para salvarmos da extinção várias espécies de abelhas sem ferrão.

    LINKS: http://issuu.com/upwebsites/docs/39mais9_site/45

    http://www.revista39mais.com.br/index.php?option=com_content&view=section&layout=blog&id=7&Itemid=66

    ResponderExcluir