sexta-feira, 16 de março de 2012

Considerações Sobre Desdobramento de Colônias



O grupo Abena (Yahoo Grupos) é uma importante, eu diria até, a mais importante fonte de informações e troca de conhecimentos sobre a meliponicultura. 

Hoje o amigo Jean Locatelli postou um texto que considerei bastante pertinente tratando das divisões e como concordo plenamente tomo a liberdade de reproduzir.

"Benautas",

É comum o pessoal falar:
- "Hoje fiz uma divisão de nativa";

Isso até pode parecer normal e seria, se todos tivessem a consciência de que o fato de transferir material de uma caixa para outra se constitui apenas no primeiro passo para uma divisão racional (forçada);

Pois, na verdade o processo é gradual e crescente, a exemplo do que acontece na natureza, em se tratando de Abelhas Nativas Sem Ferrão;
Ou seja, se inicia o processo com o transporte de material, mas o criador deve continuar provendo o novo enxame com os insumos que ele precisará para se desenvolver eficientemente;

Vejam que o ideal é iniciar com o mínimo de discos de cria para não sobrecarregar as operárias, pois terão de preservar a temperatura das células de cria; também não é bom colocar muito alimento, pois atrairão outras abelhas pilhadoras ou inimigos (formigas, apis, iratim..); nem muita operárias pois nos primeiros dias estarão desorganizadas e isso pode gerar uma guerra interna.

Assim, os materiais devem ser acrescidos conforme o cortiço vai se organizando, ou conforme o meliponicultor percebe a necessidade ou tem a disponibilidade, pois pode não ter o suficiente no inicio mas ir acrescendo conforme vai obtendo junto a outros enxames.
Quanto ao pólen o correto é só fornecer em pequenas porções e quando o novo enxame já tiver rainha, pois ele só serve para alimentação das larvas.

Uma forma eficaz de garantir a as provisões de alimento nos primeiros dias ofertar pouco alimento em alimentadores pequenos, mas após o enxame estar se defendendo, se remove um naco de potes de mel de caixas estabelecidas e se insere no novo cortiço ou transferir uma melgueira de outro enxame, inclusive nesse caso, se houver disponibilidade no inicio do processo, pode ser colocado pois os aromas internos ajudam na organização do novo ninho.

Assim respeitamos o processo natural de formação dos enxames, evitando o que não é raro acontecer de criadores que fazem a divisão e abandonam os enxames, mas após alguns meses dizem: "xiiiiiii.... As beinhas foram imbora!".

Bons Manejos.

Jean
Multiplicador

Nenhum comentário:

Postar um comentário