terça-feira, 6 de setembro de 2011

Tubuna Dupla no Mesmo Oco

Por:  Cleiton José Geuster - SC
Olá!
Vou relatar para vcs, meus amigos  abelheiros, um caso bem interessante:

Ha uns 5 meses, fui chamado no município vizinho (Joaçaba), para retirar um tronco apodrecido, que havia caído no quintal de uma casa.
Me chamou pois tinha abelhas "agressivas" naquele tronco. Cheguei lá, e percebi que era um tronco com duas entradas de uma Scaptotrigona (Tubiba), separadas por pouco mais de 1,3 metros.
Cortei o tronco bem próximo as delimitações do ninho para fazer caber no meu carro. Como os enxames pareciam ser muito fortes, esperei passar o inverno (embora ontem de manhã estava bem branquinho de geada aqui em Luzerna), para transferir o ninho para uma caixa. Minha esperança era de que depois do inverno os estoques de mel estariam bem baixos, possibilitando uma transferência sem muita lambuza de mel.

Bom, hoje, passei a motosserra de comprido no tronco e lasquei ele no meio:
Uma bela surpresa: Cada entrada dava em um ninho independente.
Os dois ninho fortes, com muitos discos largos. Boas reservas ainda de mel e pólen.  Mas o mais interessante: os dois ninhos se comunicavam por várias galerias e tuneis. Pelos vestígios, quando o ninho estava com grandes reservas, estes ficavam até unidos pelos potes de alimento. Mesmo sendo ninhos diferentes, as abelhas eram compartilhadas pelos dois.
Depois de transferidos os ninhos para duas caixas, inverti a posição ninho / entrada.
             Não tirei muitas fotos, pois como os dois enxames eram fortes e eu estava sozinho na transferência, não  deu      muito tempo. Mesmo assim estão ai algumas fotos anexas, e o link de um videozinho mostrando o tronco aberto e as respectivas pilhas de favos de cria.


Abraço a todos!

Cleiton José Geuster - SC

Um comentário: