quarta-feira, 25 de novembro de 2009

É POSSÍVEL CRIAR ABELHAS EM APARTAMENTOS?

Às vezes as pessoas deixam de criar abelhas sob a alegação de falta de espaço já que moram em apartamentos. Se esse for o teu caso pode ir providenciando as colônias pois não será este detalhe que vai impedir a empreitada.


Eu mesmo que moro em um apartamento de 4º andar crio jataí na sala. Mas isto não é nada se consideramos o caso de meliponicultor que cria jandairas no 7º e 12º andar no centro da cidade de Fortaleza, conforme Marlene Valin postou no grupo Abena em março deste ano. As fotos são da Marlene. 


13 comentários:

  1. Muito bacana! Queria que colocar enxames no meu apto tb... Mas sou de SP e moro no 8º andar... Qual seria a espécie mais indicada? Sei que na área urbana de SP tem muitas trigonas nativas, mas elas são muito pequenas para viver nas alturas, certo?

    thi_mlaker@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. Olá!! Achei muito interessante e intrigante esse novo manejo. Moro em Petrópolis, e gostaria de obtar mais informações sobre essa criação.
    Obrigado

    Éder
    edermenezes@hotmail.com

    ResponderExcluir
  3. Olá Eder e anônimo.

    Favor escreverem para o e mail para convesarmos melhor.

    ResponderExcluir
  4. É possível criar abelhas nativas em apartamentos, desde que haja alimento em um raio adequado à espécie, e cada espécie tem seu alcance de voo. As Jataís, por exemplo, estão bem adaptadas às cidades, mas colocar a colônia em um apartamento que não tenha nenhum pasto para estas abelhas em um raio de, no máximo, 500 metros é condená-las à morte. A alimentação artificial pode fornecer o açúcar que lhes dá energia, mas é muito mais difícil alimentá-las com as indispensáveis proteínas (pólen). Portanto, deve-se avaliar bem o local onde se reside para não precipitar a morte de colônias por inanição e manejo inadequado. Os meliponicultores são conservacionistas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu li algumas reportagem sobre ração para abelhas a base de soja....talvez ajude em caso de deficiencia alimentos na area
      quem sabe se em um determinado periodo é fertil em polem e nectar por causa das arvores ao redor e noutra epoca carencia total...acho q se essa ração funciona mesmo pode ajudar muito a atravessar estas fases
      att..
      vinicius

      Excluir
    2. Não se esqueçam da iluminação artigficial que pode ser um grande mau para a desorientação das abelhas.

      Excluir
  5. Crio Jataís no sexto andar em Brasília. Como aqui a cidade é bem arborizada, nunca vi elas voltarem sem alimento para a colõnia. Os únicos inconvenientes são as aranhas domésticas e os túneis de vento que se formam no vão dos prédios, que atrapalham o vôo das abelhas. O primeiro problema é fácil de solucionar colocando a colônia longe de onde as aranahs possa fazer teia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Francisco. Nem sei se algum dia irá ler essa mensagem já que ao seu comentário já tem mais de 4 anos, mas enfim... Eu li que cria abelhas em Brasília. Eu tb moro em Brasília e tenho muito interesse na criação de abelhas dentro de um apartamento. Como você faz? Onde conseguiu os primeiros enxames? Como ficam em relação aos vizinhos? Obrigada

      Excluir
  6. Alguém poderia me enviar um passo a passo de como fazer isso em casa? vou deixar um email joaoprofissional@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  7. Gostei muito desta ideia , eu gostaria de criar abelhas para aproveitar meu tempo enquanto faço meu tratamento de câncer, e o mais importante para mim é o polem , necessito dele em qualidade para meu tratamento alternativo, peço ajuda a voces que entendem do assunto , tenho uma área n o fundo de casa com 3 pés de limão e tenho espaço para plantas que ajudam na alimentação das abelhas, o espaço é de 100m² , meu e-mail zandonatj@gmail.com. Fico agradecido a todos que me ajudarem.
    Obrigado

    ResponderExcluir
  8. Ótima idéia! Eu moro no 7º andar/ cobertura de um apartamento, no bairro Portão, em Curitiba. Tem uma árvore grande bem na frente. Já vi algumas abelhas pequenas e amarelas. Porém já tivemos muitos problemas com abelhas africanas. Por enquanto conseguimos espantá-las... Gostaria de identificar e criar estas abelhas pequenas. meu email claudiaespinoza2014@hotmail.com Obrigada

    ResponderExcluir
  9. Se puder me contatar.... leonardommaluf@yahoo.com.br
    Moro no 8o andar.... quero encher minha varanda dessas belezinhas �� Adorei a ideia! Mas tenho sim a intenção no consumo do mel! Adoro! Ainda mais o das jatais!!! Mais líquidos e menos açucarados! Não sei pq não foi permitido a venda dele Ainda aqui no Brasil...

    ResponderExcluir
  10. BOM DIA:

    MEU NOME É CLAUDIO ACCONCI, MORO EM TAUBATÉ NO CENTRO DA CIDADE EM APARTAMENTO NO SÉTIMO ANDAR, GOSTARIA DE CRIAR ABELHAS NATIVAS NA MINHA VARANDA, QUE É FECHADA E POSSUI UM ORQUIDÁRIO E COLEÇÃO DE BONSAI, OU NA MINHA ÁREA DE LAVANDERIA QUE É GRANDE TAMBÉM E PROTEGIDA E ENVIDRAÇADA, PORÉM COM 02 ABERTURAS PIVOTANTES .
    QUAL SERIA RECOMENDADA E ONDE ENCONTRAR A CAIXA PARA COMPRAR? OU COMO FAZER A CAIXA E QUAL ESPÉCIME SERIA A MAIS INDICADA?

    POR FAVOR ENVIE PARA O EMAIL prclaudio-acconci@bol.com.br

    ResponderExcluir