quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Meliponicultura foi sucesso na GranexpoES

A GranexpoES, o maior evento do agronegócio do ES, e um dos maiores do Brasil, ocorreu de 08 a 12 agosto. A feira foi visitada por mais de 100 mil pessoas que puderam conhecer as abelhas-se-ferrão. A presença de nossas nativas só foi possível graças ao apoio que temos recebido da Federação Capixaba das Associações de Apicultores (FECAPIS) e do SEBRAE. Ficamos muito agradecidos pela oportunidade.

Cinco criadores do Grupo Capixaba Pró - meliponicultura se uniram para montar um meliponario composto de 20 colônias de 8 espécies e se revesaram para dar conta da grande demanda já que o público     ficou realmente encantado com nossas abelhas silvestres.

O sucesso foi tanto, que em determinados momentos, mesmo tendo cinco e até mesmo seis pessoas atendendo aos visitantes simultaneamente,  havia gente esperando alguém desocupar para poder conversar ou degustar o mel


Apesar de que o  nosso interesse maior era o dar uma maior visibilidade para  a meliponicultura, até porque a maioria dos meliponicultores não possui neste ano um plantel  que permita a realização de negócios, muitos nos procuravam desejando adquirir colônias e mel. Isto foi muito bom, pois assim, ficou claro o potencial da meliponicultura como negócio. Isto fez o SEBRAE ratificar o apoio para o desenvolvimento da atividade. O  coordenador de apicultura da instituição, Adriano Matos Rodrigues, afirmou que para a próxima feira destinará um espaço maior para a meliponicultura e que oferecerá uma melhor estrutura, inclusive com a contratação de paisagismo.

As abelhas não se fizeram de rogadas e saíram sem timidez a voar nas imediações do meliponario. O destaque foi uma colônia de uruçu capixaba que descobriu uma boa florada e ficou num movimento intenso. As abelhas entravam recobertas de pólen e não se cansavam de posar para os fotógrafos.

Convidamos o biólogo José Lúcio que a 10 anos vem trabalhando em um eucalipto especial para abelhas.  Floresce quando ainda é  uma pequena muda e segundo o produtor, permanece florido durante praticamento todo o ano. Pudemos comprovar a eficiência da planta que só de se observar as flores, já se percebe a fartura de néctar. Em pouco tempo já estavam sendo visitas pelas nossas abelhas. Pude ver uruçu amarelas, mandaçaias e também jataí nas flores. Milhares de mudas foram encomendadas.


 Foi Grande o interesse do público

 João Caniçali, marcelino (Meliponario Neblina) João Luiz (Melip. Capixaba) 

 Julio (Meliponario Aracruz) Marcelino (Meliponario Neblina), Adriana e Artur (Meliponario Capixaba)

Artur e Adriana (Meliponario Capixaba) observando visitante

 
Stand da Federação Capixaba das Associações de  Apicultores (FECAPIS)

Meliponicultura atraindo a atenção das crianças 


Eu, João Luiz (Meliponario Capixaba)



 Os visitantes puderam degustar mel das abelhas-sem-ferrão 

 Visitante fascinado com as abelhas

 Marcelino (Meliponario Neblina) atendendo visitantes


A curiosidade do publico foi grande, mas fomos incansáveis 


mandaçaias, jatai, irai, capixaba, uruçu amarela, moça branca, Marginata, e diferentes mirins foram expostas













   

quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Eucalipto de Floração Permanente

Em fevereiro divulgamos o trabalho do Sr. José Lucio Batista que está desenvolvendo um eucalipto especial para as abelhas. Dependendo do clima e da geografia de onde for plantado, fica florido durante todo o ano.


Desde então, tenho recebido menssagens perguntando como comprar esta nova espécie. Ainda não sei quando estará disponível, mas não deve demorar muito. Vou procurar ficar em contato com ele e não deixarei de divulgar.


Ele me informou que continua produzindo mudas. Segundo esclareceu, um pequeno jardim clonal foi plantado agora em janeiro de 2012 e já está abrindo flor a algum tempo.
O mesmo clone  foi plantado na sacola (2 mudas) no mês de fevereiro e já está em flôr e com novos botões florais. Isso consideranado que ele deixa essas mudas passarem por todas as deficiências, tanto minerais quanto Hídricas.


Segundo o produtor, eucalíptos que foram plantados a uma altitude acima de 500 metros ficam floridos durante mais 7 meses ininterruptos e depois de uma interrpção de apenas dois meses a florada retorna. Já árvores estão em áreas mais baixas, como é o caso  de Santa Leopoldina - ES, nunca pararam de produzir flôr ao longo de 10 anos ( sendo o mesmo clone - mono clonal)

Abaixo algumas fotos de mudas, inclusive uma com apenas 15 cm de altura já com botões florais.