terça-feira, 8 de novembro de 2011

Salvando jataí da fome

Como praticamente todas as minhas colônias estão em locais de farta alimentação, eu acabei por me esquecer da excessão e como castigo quase perdi uma jataí que está em uma bela casa Ivo. No caso da foto abaixo, é a casinha da esquerda:

 
Esta colônia é o resultado de um enxameamento em isca PET ocorrido no início deste ano. Desde o início, este enxame não é dos mais fortes dentre os que o Judismar (Julio)  - meliponarioaracruz.blogspot.com - conseguiu no fim do ano passado. Assim, eu deveria ter ficado mais atento mas o fato é que com o inverno e também com o início de primavera com bastante frio e ventos e pouca chuva, acabou que o enxame não conseguiu disponibilizar alimentos  Quando percebi uma redução da população fui vistoriar. Não havia estoque de alimentos e, como consequência, zero de postura. Isto sem contar que a quantidade de abelhas era bastante reduzido. 
Ainda bem a rainha estava lá. Assim, tive que pegar dois favos com as abelhas nascentes para provocar um aumento da população. Como alimento eu ofereci mel e o pólen desidratado em pó que eu revendo.

No início fui colocando o pólen  aos poucos, diretamente no piso do sobre-ninho e aceitação foi imediata. Imaginei que estavam consumindo e também utilizando para colocar nos favos que teriam voltado a construir, pois não ficava nada do pólen ofertado. Com o tempo, começaram a construir potes onde começaram a armazenar. Confirmada a aceitação para não mais ficar abrindo para repor, passei a
servir um volume maior, num copinho: 





Daí que em poucos dias elas transformaram o copinho em um grande pote de saburá. - pólen com a ação das enzimas das abelhas, transformado em forma mais pastosa. 

Elas construíram túneis para acessar o alimento. Ao abrir o ninho descobri que elas gostaram do trato, pois
 surgiram discos de cria


.

Outra coisa interessante que aconteceu nesta experiência, é que ofereci para elas um pouco de água e elas pegaram. Pode até ser que tenham jogado fora, mas desconfio que podem ter utilizado para misturar com o mel de ápis - oferecido puro - deixando-o no teor de umidade que gostam.