terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Meu meliponario urbano



Olá amigos,

Gostei bastante de ter parte de minhas abelhas mais perto no meliponario urbano em Cariacica na Grande vitória. Ali tenho muita planta, e agora também bastante mato devido chuvas recentes. Não vai ser nada fácil para especulação imobiliaria me tirar esta área apesar da incrível valorização recente. Por enquanto é meio que improvisado, mas em breve estará bem produzido e organizado com suportes bacanas. Agora que vi que realmente é possível manter abelhas no espaço urbano, e nem é tão trabalhoso, vou investir para que fique um espaço bem agradável.


Vista parcial do meliponario. No centro e à direita as "caixas capixabas" de isopor 

Esta mondury está com apenas 4 semanas já está com uma bela postura. É a minha primeira divisão da espécie que, alias, muito tem me agradado. Havia ouvido dizer que são um pouco complicadas mas não me parece não. A jovem rainha é moderninha e resolveu inovar fazendo a postura helicoidal. Não sei se por ter ido na conversa da rainha irai, ou se é para tentar bater algum recorde de postura. O fato que realmente está se desenvolvendo muito rapidamente.


As duas matrizes da espécie estão cada vez melhores mesmo uma tendo sido  pouco alimentada na transferência enquanto que a outra não alimentei. Uma, em caixa Fernando Oliveira estava com postura e alimento nas duas alças, assim, este desdobramento sequer necessitou ser alimentado. A outra, em um grande caixotão vertical, não alimentei já que é difícil até de abrir a porta devido à madeira empenada. Quando abri, estava cheia de mel. Fiquei surpreso por ter se mantido com tanto alimento no espaço urbano  





Multipliquei esta colônia a apenas três dias. Foi mais complicado, pois em caixas assim, temos que ficar procurado a postura e os potes atrapalham. Neste caso, os favos nascentes estavam em baixo. Com uma espátula fina fui quebrando os pilares de sustentação até se soltarem dos discos mais verdes. Algumas células acabaram danificadas, assim, retirei as ninfas para não atraírem os forídeos. Mas valeu o trabalho extra  pois consegui levar para nova colônia discos com abelhas eclodindo e vários bebês, ou melhor abelhas aderentes, o que ajuda muito. Agora é torcer para que também este desdobramento finge. Estou acreditando que dará certo, pois ultimamente tenho andado com "mão boa", mantendo o índice de 100 % de aproveitamento em 2012. Só espero que isto se mantenha agora na segunda quinzena de dezembro, quando finalmente poderei realizar os manejos nas uruçus capixaba no meliponario rural.

Jataí, que por incrível que pareça possuo apenas três colônias, fiz um desdobramento que está com rainha em postura e ganhei um enxameamento em isca no próprio meliponario. Como vou espalhar mais isca, espero aumentar um pouco mais o plantel.
As desdobras de mandaçaias neste meliponario foram feitas para as novas caixas de isopor que bolei e estou inciando os testes com ajuda do Julio (Meliponarios Aracruz e Ilha do Mel). Agora  temos um novo parceiro nos testes, que é o experiente Ozenio da agradável Conceição do Castelo, que está esperando apenas que loja de isopor entregue o material. Estamos acreditando muito nestas caixas de isopor revestido. Pretendo em breve preparar uma postagem sobre elas.

Por enquanto foram apenas dois desdobramentos para estas caixas, ambos muito recentes, sendo que nos dois casos a aceitação pelas abelhas por este tipo de moradia foi tranquilo e já existe postura.