sexta-feira, 23 de novembro de 2012

DESDOBRAMENTO EM CAIXA IMPA QUANDO A POSTURA NOVA ESTÁ EM CIMA

Amigos,

Para se realizar a divisão com caixas modulares IMPA, basta separar o ninho do sobre ninho, sem deixar de observar se o enxame está bem forte, é claro. A parte que está com as abelhas nascendo - favos mais claros - deve ficar no local onde estava a colonia que doará campeiras (pode ser mesma que doou os discos - 1 x1 - ou uma outra - 2 x1)

Teoricamente, não importa onde ficou a rainha; teoricamente. Vejamos:

Se a postura nascente estiver na alça de cima da caixa, será bem mais tranquilo já que ao perceber a abertura da caixa, digo, separação das alças de ninho e sobre ninho, a rainha descerá para a parte de baixo (ninho) como defesa.  Assim, vamos retirar a parte de cima com as abelhas nascendo ou em vias de eclodir, colocaremos em um fundo ou sobre outra alça vazia, conforme a caixa e tampar deixando a divisão no local em que está a caixa doadora de campeiras. Isto é claro, sem esquecer de vedar bem todas as frestas. A caixa doadora de campeiras vai para outro local.

Entretanto, se a postura nova estiver na parte de cima e os discos nascentes estiverem em baixo, a coisa fica um pouco diferente exigindo um manejo mais cuidadoso.  Isto porque teremos que usar a parte de baixo para formar a a nova família e como eu falei antes, apesar de que, em teoria a rainha estaria em cima realizando postura, a tendência natural é que no momento do manejo ela  fuja e se esconda no fundo onde estão os discos novos que originarão a nova família.

Ocorrendo isto estaremos levando para divisão, discos  nascentes, a rainha e uma boa parte das campeiras. A  caixa mãe ficará em uma situação complicada com os discos verdes  que demorarão muito tempo para começarem os "nascimentos" e com poucas campeiras.  Boa parte das campeiras vai morrer de velhas e ainda não terá começado os nascimentos. Com isto, esteremos correndo o risco de perder a mãe.     

Concluindo então, considero que é viável a realização de desdobramento em caixa IMPA, mesmo quando os discos nascentes estão no ninho inferior e o procedimento deverá ser o de manter esta parte no local onde está a caixa-mãe que deverá cuidadosamente levada para outro local, sendo muito importante, neste caso, verificar  onde ficou a rainha, e no caso provável dela ter ficado no desdobramento deverá ser devolvida para a caixa originária. 

Mais cuidado ainda, deverá ser tomado no caso dos desdobramentos 2 x 1, quando uma colônia fornece os discos e uma outra doa as abelhas campeiras, já que colocar a rainha junto de campeiras de outra colônia poderá ser fatal para ela.