terça-feira, 22 de maio de 2012

Manual Tecnológico - Mel de Abelhas em Ferrão.

O ISPN, no âmbito do projeto FLORELOS, com o apoio da União Européia, lançou a terceira publicação da série, Manuais Tecnológicos, que foi iniciada com dois importantes símbolos vegetais para a agricultura familiar e a conservação dos ambientes naturais do Cerrado brasileiro, o Pequi (Caryocar brasiliense) e o Baru (Dipteryx alata).
O terceiro volume é dedicado à importância que as abelhas nativas sem ferrão oferecem à renda das famílias de agricultores e, principalmente, à manutenção das espécies nativas.
O Manual Tecnológico Mel de Abelhas sem Ferrão foi produzido a partir do conhecimento das famílias de agricultores, povos e comunidades tradicionais e o desenvolvimento de pesquisadores, que optaram por realizar sua pesquisa-ação, para o benefício direto aos produtores familiares e, consequentemente, à rica fauna nativa das abelhas sem ferrão.

Este manual foi organizado pelo meliponicultor Jerônimo Villas Bôas, atuante companheiro,  reside atualmente na Paraíba e desenvolve projetos ambientais pelo Brasil, inclusive no Espírito Santo, onde está em vias de implantar um projeto de meliponicultura junto às aldéias indíginas de Aracruz.

Quando se visualiza o título do ótimo trabalho que aqui apresentamos a impressão é de que se trata de material específico sobre o mel de meliponas, mas ao abrir, observa-se que se trata de um trabalho que trata de diferentes temas, com espécies manejos, caixas... enfim, trata da meliponicultura como um todo. As belissímas fotografias são um deleite.

Parabéns Jerônimo, você preparou um maravilhoso trabalho.  

Abaixo postamos atalho para que vocês possam conhecer um pouco mais sobre o Instituto Sociedade, Populaçao e Natureza e também,  é claro, para o manual. Boa leitura.




http://www.ispn.org.br/categoria/editais-e-documentos/publicacoes/


 

Para acessar o manual clique no link abaixo:
www.ispn.org.br/arquivos/mel008_31.pdf

Para acessar a página do Instituto Sociedade, População e Natureza:

http://www.ispn.org.br/



Congresso conscientiza sobre importância da polinização


21 de maio de 2012

Pesquisas da Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária (Fepagro) envolvendo abelhas sem ferrão serão apresentadas no 19º Congresso Brasileiro de Apicultura e 5º Congresso Brasileiro de Meliponicultura, que se inicia nesta terça-feira (22), em Gramado. Além de trabalhos e palestras sobre tema, haverá duas clínicas tecnológicas dirigidas a produtores sobre boas práticas agrícolas envolvendo a polinização.
Um meliponário, com mais de 40 colméias de abelhas sem ferrão, será instalado no local pela Emater, com apoio técnico da pesquisadora Sídia Witter, da Fepagro, que integra a comissão organizadora dos eventos. As colméias do meliponário foram obtidas junto a pequenos produtores da região. A intenção do projeto é promover a conscientização popular sobre a importância das abelhas nativas e da polinização.
A Fepagro disponibilizará também duas clínicas tecnológicas direcionadas aos produtores. Numa delas, boas práticas agrícolas para a manutenção de polinizadores serão demonstradas numa maquete de propriedade rural, enquanto na outra, serão fornecidas orientações sobre abelhas sem ferrão em ambiente natural.
- Os eventos vão reunir especialistas de várias áreas, tanto relacionados a Apis mellifera (abelha comum) quando às diversas espécies de abelhas sem ferrão.É uma oportunidade ímpar para aprender, não só com os demais pesquisadores, quanto com os produtores e agricultores presentes -  comenta Sídia.
Serão apresentados trabalhos sobre as pesquisa de monitoramento da polinização da canola, da qual faz parte a Fepagro, em conjunto com a Pontifícia Universidade Católica (Pucrs) e a Universidade de Caxias do Sul (UCS); e sobre um estudo envolvendo a produção de mel branco, em Cambará do Sul. O projeto da canola tem apoio das Organizações das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) e o do mel branco, do Ministério do Desenvolvimento Agrário.
Além disso, Sídia participa de um simpósio sobre a meliponicultura brasileira, na tarde de sexta-feira (25). Os congressos são promovidos pela Confederação Brasileira de Apicultura e Federação Gaúcha de Apicultura. Mais informações podem ser obtidas no site do evento:www.conbrapi.com.br